O gás natural é uma fonte de energia segura e versátil, com várias possibilidades de uso
O Gás Natural é uma mistura de derivados de combustíveis fósseis, formados por animais soterrados que ficaram submetidos a intenso calor e pressão ao longo de milhares de anos ou da biomassa quando está em decomposição.
Antes do Gás Natural ser utilizado como combustível, ele deve passar por um tratamento para retirar impurezas, por isso sua composição produz uma combustão limpa, que emite menor quantidade de dióxido de carbono na atmosfera. Tudo isso faz do gás natural um combustível altamente valorizado e utilizado em todo o mundo.
É um energético moderno e versátil que pode ser utilizado em indústrias, no comércio, em residências e em veículos. Esta modernidade traduz-se em conforto, economia, comodidade e segurança aos seus usuários, tudo isso com respeito ao meio ambiente.
Para ser comercializado no país, o gás natural precisa seguir as especificações da Resolução ANP Nº 16, de 17.6.2008 – DOU 18.6.2008, da Agência Nacional do Petróleo.
Saiba alguns motivos que fazem do gás natural um energético seguro:
As tubulações responsáveis pelo envio de gás natural das fontes produtoras até os consumidores recebem o nome de gasoduto.
Um gasoduto é uma rede de tubos que leva gás de uma região produtora, como a Bolívia, para uma região consumidora, como o Brasil. O gás é transportado pelos tubos com a ajuda da diferença de pressão: em um ponto, chamado estação de compressão, a pressão no duto é elevada e “empurra” o fluido para o ponto de menor pressão.
No gasoduto entre a Bolívia e o Brasil, o gás percorre mais de 3 mil quilômetros (557 quilômetros no país vizinho e 2 593 quilômetros por aqui) enterrada a 1,2 metro de profundidade, transportando até 30 milhões de m³ de gás natural por dia.
Tire suas dúvidas sobre o Gás Natural
A MTGÁS foi fundada em 28 de julho de 2003, pela Lei n° 7.939, e regulamentada pelo Decreto nº 1.760 de 31 de outubro de 2003.
A MTGÁS é responsável pelo serviço público de distribuição de gás natural ou manufaturado canalizado e pode explorar outras formas de distribuição, incluindo gás comprimido ou liquefeito.
O gás natural é um combustível fóssil encontrado em reservatórios subterrâneos na forma gasosa, tanto em terra quanto no mar, podendo estar associado a um reservatório de petróleo ou não.
Sua formação resulta do acúmulo de energia solar sobre matérias orgânicas soterradas devido ao processo de acomodação da crosta terrestre.
O principal componente do gás natural é o metano, com menores proporções de etano, propano, butano e outros hidrocarbonetos. Geralmente, apresenta baixos teores de contaminantes como nitrogênio, dióxido de carbono, água e compostos de enxofre.
Sim, suas características de densidade inferior a 1,0 atm (mais leve que o ar) permitem que ele se dissipe facilmente em caso de vazamentos.
Os limites de inflamabilidade são 5% (inferior) e 15% (superior) do volume em mistura com o ar. Dentro desses limites, a combustão pode ocorrer.
A Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) é uma empresa estatal boliviana dedicada à exploração, destilação e venda de petróleo e seus derivados. A (YPFB) é a fornecedora de gás natural da MTGÁS, com contrato firme de volume mínimo diário.
O gás é transportado pelo gasoduto de 18 polegadas do Brasil-Bolívia (GASBOL), passando por San Jose de Chiquitos até San Matias, e de Cáceres até Cuiabá pela Gasocidente, totalizando 645 quilômetros.
A distribuição é realizada via GNC (Gás Neutro Comprimido), atendendo postos de combustíveis e indústrias. Existem 6 postos de GNV em operação com consumo médio de 200.000 m³/mês.
Uma iniciativa para incentivar o uso de caminhões 100% a gás no Mato Grosso, com pontos de abastecimento estratégicos.
Desde 2005, a MTGÁS planeja construir uma rede de gás natural canalizado para o distrito industrial de Cuiabá. Em julho de 2022, a construção foi licitada, com previsão de operacionalização no primeiro semestre de 2024.
Agência Blurr 2024 © Todos os direitos reservados. Produzido por Blurr